Relembrar coisas boas é
sempre bom né e se estiver relacionado com nossos jogos de vídeo game preferidos melhor ainda né? Eu e o Bruno separamos nossos jogos preferidos e vamos contar
um pouco da história da criação deles para vocês, tenho certeza que vocês já
jogaram, se não todos, a maioria.
Claro que existem
muitos outros jogos fantásticos, mas a gente sempre tem alguns que marcam mais
né? Então vamos lá:
River Raid
É um jogo
de Video game para o console Atari 2600, criado por Carol Shaw, da
empresa Activision, em 1982. É considerado um clássico e um
dos jogos mais populares de seu tempo. Em certo ponto, inovou o gênero de jogos
de tiro.
O jogador
(ou até 2 jogadores, em turnos alternados) controla um avião que sobrevoa um rio. Ao contrário dos
jogos de tiro até então, onde todo o jogo se passava em uma tela fixa, em River
Raid a aeronave move-se verticalmente ao longo do rio, repleto de navios, helicópteros e aviões inimigos, com nível de
dificuldade progressivo. A velocidade do avião é regulada pelo jogador. Outra
inovação foi a introdução de um tanque de combustível limitado, que obriga o
jogador a reabastecer o avião nos postos espalhados pelo rio.
Ainda é
desconhecido alguém que tenha chegado ao final do jogo. No entanto, alguns
sites demonstram o suposto final verdadeiro do jogo.1
Posteriormente
o jogo foi lançado também para as plataformas Atari
5200, Commodore 64, MSX e ZX Spectrum.
Super Mario Bros
"Um dia, o pacífico Reino dos Cogumelos foi invadido
pelos Koopas, uma tribo de tartarugas
famosas pelo uso de magia negra. Os pacíficos e calmos habitantes do reino
foram transformados em pedra, barro e mesmo em flores pelo caminho. Assim, o
Reino entrou em ruína. A única pessoa que pelo menos tenta enfrentá-los é
Princesa Peach, filha do rei do local. Mas infelizmente, ela está sendo mantida
em cativeiro pelo Rei dos Koopas: Bowser que quer se casar com ela para poder
virar rei do seu reino. Sabendo disso, um encanador chamado Mario decide que
irá salvar a princesa e assim libertar todos os habitantes do reino…"
É um jogo eletrônico lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico, Super Mario Bros. foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inglês como side-scrolling. O jogo é o mais vendido de toda a história dos videogames (contando-se aí os jogos vendidos junto com os consoles) com mais de 40 milhões de cópias e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (Famicom, no Japão). O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi o primeiro sucesso do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto.
Em 1993, foi lançado para a plataforma Super Nintendo, dentro da coletânea Super Mario All-Stars, com gráficos melhorados e possibilidade de salvamento do jogo durante seu progresso.
Em 2011, o título foi incluído no pacote de 20 jogos do programa de "embaixadores" do Nintendo 3DS, que permitiu àqueles que tinham comprado o portátil antes do corte do preço baixarem o jogo gratuitamente. Foi disponibilizado para venda ao público geral do portátil em 2012.
A música tema do jogo escrita por Kōji Kondō é reconhecida em todo o mundo, mesmo por aqueles que nunca jogaram o jogo, e tem sido considerada uma representação da música dos videojogos em geral.
Sonic the Hedgehog
Sonic o Ouriço é
um personagem de jogos de vídeo criado pela SEGA para concorrer directamente com o
personagem Mario, da Nintendo e antes da criação de Klonoa da Namco (surgido em 1990, é muito semelhante ao Tails e torna-se o amigo de Sonic). Sonic é
um ouriço (embora a Tec Toy, distribuidora da
Sega no Brasil, o chamasse de porco
espinho) azul bastante veloz, e que tem como objectivo principal salvar os
outros animais do vilão Dr.
Eggman (também chamado de Dr.
Robotnik em algumas adaptações ocidentais), que os transforma em robôs para trabalharem para ele como
escravos.
Sonic foi
criado para substituir Alex Kidd que ocupava o posto de mascote da Sega. O seu desenhista foi Naoto Ohshima.
Castlevania
É uma série de videogame, criada e desenvolvida pela Konami. A série foi criada no Japão e seu título de debuto foi lançado em 26 de setembro de 1986 para o Famicom Disk System, intitulado Akumajō Dracula, lit. "Castelo Demoníaco do
Dracula"), seguido por um remake para a plataforma MSX2 em 30 de outubro de 1986. Apesar da conversão para MSX2
(de título Vampire Killer na Europa e no Brasil)
ter sido lançado primeiro fora do Japão, a série não recebeu grande atenção
fora do país até que a versão para Famicom
Disk System ter sido convertida
para o formato de cartucho para o Nintendo Entertainment System e internacionalizada para lançamentos de Castlevania na América do Norte e na Europa em 1987. Logo em seguida, a série se
tornou um ponto de referência na criação de jogos de plataforma e ação.
A série
passou por um reboot em 2010,
através do jogo Lords of Shadow,
numa parceria entre a Konami, MercurySteam e Kojima Productions. O jogo conta o surgimento do Conde Drácula e sua ligação com os Belmont através de uma nova perspectiva, já
que essa história já havia sido contada através do jogo Castlevania: Lament of Innocence.
A série Castlevania é uma das mais famosas séries da
Konami, possuindo títulos que já foram lançados para diversas plataformas,
incluindo Nintendo Entertainment
System,Super Nintendo Entertainment System, Nintendo
64, Game Boy, Game Boy Advance, Nintendo DS, Wii, Sega
Mega Drive, Sega Saturn, PlayStation, PlayStation 2, Playstation 3, PlayStation Portable, Xbox, XBox 360, PC Engine, Commodore 64, Sharp X68000, Commodore Amiga, PC MS-DOS e Microsoft
Windows. Outros jogos também já foram lançados para celulares e PCs de bolso.
A Lenda
de Zelda
É uma
série de jogos eletrônicos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto e Takashi
Tezuka. Os jogos se passam no reino de Hyrule, num ambiente de fantasia. A
jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG. A série é muito
apreciada por suas tramas complexas, quebra-cabeças, jogabilidade e pela
superprodução.
O protagonista
é o jovem guerreiro Link, cuja
missão, na maioria dos jogos, é salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo deixado pelas
deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode
destruí-lo se cair em mãos erradas. Cada um dos triângulos tem um significado
diferente, sendo que um significa coragem, outra poder e a outra, sabedoria. O
antagonista é Ganon (Ganondorf). Mas a medida que a série
progredia, a velha história do "salve a princesa" era expandida,
incluindo por exemplo viagem no
tempo.
Para
criar o tema de Zelda, Miyamoto se inspirou nas suas andanças como criança em Kyoto, explorando cavernas e
florestas, além de mitologia
nórdica e japonesa. O nome Zelda, segundo o
autor, vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, seu nome
completo era Zelda Sayre. Miyamoto disse ter gostado da sonoridade do nome
Megaman
É uma franquia criada pela Capcom,
estrelado pelo personagem homônimo Mega
Man, bem como seus vários homólogos. A série é bem conhecida, tendo mais de
cinquenta versões lançadas, o que a torna a série mais produtiva da Capcom. A franquia teve início em 1987
com o primeiro Mega Man, que foi
lançado para o Nintendo
Entertainment System. Este jogo e suas sequências compõe a série original de
jogos, mas foram criadas várias sub-série spinoffs que se passam no mesmo universo fictício.
Seu
criador, Keiji Inafune, teve como
inspiração para a criação do herói o Astro
Boy. Além disso, o Mega Man iria ser originalmente vermelho, e não azul; a
mudança se deu porque o azul possuía mais tons diferentes na paleta de 54 cores
do NES.
A série clássica consiste em 11 jogos principais,
seguido também por versões para Game
Boy e PC, baseados no mesmo personagem. A
série clássica é considerada a origem da história, onde Mega Man é a primeira parte, seguido de suas
dez sequências diretas.
Mesmo
antes de sua história chegar ao fim, a história da série avança para Mega Man X, e logo depois Mega Man Zero, Mega Man ZX e Mega
Man Legends. Já foi confirmado que a série Legends é a última cronologicamente,
se passando muito tempo depois da série ZX, mas não se sabe ao certo quanto
tempo. A série Battle Network existe em um universo paralelo (onde a
tecnologia de rede floresceu, ao invés da robótica), e a série Star Force é sua sequência.
O livro Rockman Perfect Memories descreve claramente a ordem
cronológica das séries clássica, X e Legends,
citando também as séries Zero e Battle Network que eram novas. Mesmo que não
tenham descrito no livro sobre as séries ZX e Star
Force, a Capcom deixou bem claro a época em que os jogos se passam.
Chrono Trigger
É um jogo de RPG eletrônico. Foi lançado para o
console Super Nintendo no Japão em março de 1995, e uma versão aprimorada para PlayStation foi lançada em novembro de 1999. Uma outra versão do jogo para o
console portátil Nintendo DS foi lançada em 25 de novembro de 2008 no
Japão e um dia depois nos EUA. O
jogo é considerado por muitos um dos melhores jogos já feitos na histórias dos
games, senão o melhor.
O jogo foi
desenvolvido por uma equipe que foi apelidada de Equipe dos Sonhos (The Dream Team): Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball e Dr.
Slump), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo
Uematsu (músico de Final Fantasy). Toda a equipe trabalhou com a idéia de
que este jogo teria de ser revolucionário, envolvendo múltiplos fins, uma
história dramática, um bom
sistema de batalhas e belos gráficos. No
jogo há inúmeras referências a eventos e nomes de mitologias, lendas e História.
A trilha sonora de Chrono
Trigger é considerada uma obra prima e rendeu
um CD triplo no Japão, tornando-se uma das trilhas de video-games de maior
sucesso da história. Este trabalho foi a estréia do compositor Yasunori Mitsuda,9 que
contou com o auxílio do veterano Nobuo Uematsu, responsável por outras trilhas
de jogos clássicos da Square como Final
Fantasy e Secret of Mana.
Final Fantasy
É uma franquia criada por Hironobu Sakaguchi, desenvolvida e
melhorada pela Square Enix (antiga Square). A franquia possui como
elementos principais a série de jogos
electrónico de interpretação de
papéis, incluí também filmes, animes, livros e outros elementos. A série começou em 1987 com
o video jogo Final Fantasy,
produzido numa altura que a Square atravessava grandes dificuldades
financeiras, pelo que pensava tratar-se do seu último jogo. Contudo, o jogo foi
um sucesso, pelo que salvou a empresa da falência e deu início a uma série. Desde então,
a série de videojogos estendeu-se para outros géneros como role-playing game táctico, role-playing game de acção,massively
multiplayer online role-playing game, corrida e tiro
em terceira pessoa.
Apesar da
maioria dos títulos Final
Fantasy terem enredos,
lugares e elencos independentes, eles possuem elementos em comum que definem a
franquia. Alguns desses elementos passam pela semelhança entre enredos, nomes
das personagens e jogabilidade. Os enredos centram-se num grupo de heróis que
enfrentam um grande inimigo, enquanto as personagens aprendem a lidar com os
seus próprios conflitos internos e relações
interpessoais. Os nomes das personagens normalmente derivam da história,
línguas e mitologias de culturas de todo o mundo.
A série
tem sido comercialmente bem-sucedida, vendendo mais de 97 milhões de
exemplares, bem-recebida pela crítica e detém sete recordes do Guinness. A série é reconhecida pela
sua inovação, os gráficos, o uso de full
motion videos, personagens foto-realistas,
e a música orquestrada da autoria de Nobuo
Uematsu e outros compositores. Final Fantasy tem sido uma força de inovação no
mercado dos videojogos, influenciado a gestão da Square e a sua relação com
outras produtoras de jogos electrónicos. Também foi responsável pela introdução
de vários aspecto comuns em RPGs e é acreditada pela disseminação de RPGs nos
mercados ocidentais. A maior competição da série provém do Dragon Quest, outra franquia da Square
Enix.
Donkey Kong
É uma
série de jogos eletrônicos criada por Shigeru Miyamoto que gira em torno do personagem Donkey Kong, sendo o primeiro jogo da
série lançado em 1981.
O
primeiro jogo de Donkey Kong tratava-se de um mini-game criado por Shigeru Miyamoto, onde também apareceu
pela primeira vez Mario que na época era chamado de
"Jumpman”, no mesmo, Donkey Kong sequestra uma mulher chamada Pauline se
tornando inimigo de Jumpman,
o objetivo do jogador é se desviar pulando de obstáculos que vem na direção deJumpman (personagem controlável) até chegar em
Donkey Kong e derrota-lo.
A origem
do nome "Donkey Kong" varia, alguns boatos dizem que foi uma
comunicação ruim que alterou o nome original da série, outro boato é de que Miyamoto procurava no dicionario de inglês algo
que significasse bobo ou teimoso e acabou encontrando Donkey que significa burro.
Miyamoto
afirma que o nome vem da palavra burro ou estupido.
Donkey
Kong foi o primeiro exemplo de jogo estilo plataforma. Algumas vezes
caracterizado como o primeiro jogo de plataforma da história, de fato é que foi
o primeiro jogo de plataforma a utilizar o pulo como habilidade, introduzindo a
necessidade de pular entre brechas, obstáculos e inimigos próximos. O jogo
acabou servindo de gênero para os jogos de plataforma.
Para vencer o jogo era necessário que o jogador chegasse até
Pauline (que fora sequestrada por Donkey
Kong) onde ganha pontos, os pontos também podem ser adquiridos de outras
formas, como destruindo obstáculos ou até mesmo os pulando, a cada 10,000
pontos o jogador ganhava mais uma vida.
Em 1982, a Universal Studios processou a Nintendo por achar Donkey
Kong muito parecido com King Kong,
sem saber que King Kong já entrara para domínio
público. Foi considerado um dos grandes vacilos da história dos videogames.
Ai Ai ja deu vontade de jogar todos né, então eu fico por aqui e até mais!
Ai Ai ja deu vontade de jogar todos né, então eu fico por aqui e até mais!









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