14 de novembro de 2014

Nossos Programas Preferidos da TV Cultura




Quem nunca assistiu Castelo Rá-Tim-Bum que atire a primeira pedra!

Não tem como não lembrar da nossa infância/adolescência sem lembrar ao menos de um programa da emissora, que na minha humilde opinião tinha os melhores programas sempre srsrsr mas eu separei alguns dos nossos preferidos para falar um pouquinho para vocês.


Glub-Glub -(1991-1999)




Quem não se lembra do Glub (Carlos Mariano) e da Glub (Gisela Arantes) e da televisão que tinha energia através de um peixe elétrico? pois é eu era muito viciada nesse programa e nos desenhos que tinha nele, principalmente aqueles desenhos que pareciam massinha de modelar (Stop-Motion) e os personagens não falavam nada srsr,

O programa teve seu primeiro episodio exibido em 09 de setembro de de 1991 e alem dos peixinhos contava com a carangueja roxa Carol (Andrea Pozzi)

Algo que poucos lembram é que o Glub-Glub na verdade nasceu a partir de um quadro no programa Rá-Tim-Bum em que o ator Carlos Mariano contracenava em um aquário com uma outra peixinha interpretada por Cecília Homem de Mello. O quadro era bem curto e normalmente era para apresentar um trava-língua que os dois repetiam.Em 2006, estreou uma versão de Glub Glub inicialmente exibida apenas no TV Rá-Tim-Bum, passando depois a ser exibida também na TV Cultura. Estrelando Carlos Mariano e Gisela Arantes, a nova versão traz um nova premissa: agora o tema é voltado para a biologia marítima e os peixes Glub e Glub apresentam vídeos feitos pelo cinegrafista Lawrence Wabba, retratando a vida marinha. Os cenários e o visual dos peixes foram remodelados.
Está nova versão recebeu algumas críticas, mas mesmo assim vale a pena dar uma conferida e formar sua opinião

Vou deixar para vocês o vídeo da abertura do programa só para completar a sessão nostalgia.




Rá-Tim-Bum - (1990-1994)




Pois é, senta que la vem história... Rá-Tim-Bum teve um grande sucesso na TV Cultura e como muitos lembram tinha como um dos atores Marcelo Tas.

Quadros como o Professor Tibúrcio e Doutor Barbatana e as Sereias de águas doce me trazem um deliciosa recordação da época que a única preocupação era o dever de casa.

Com uma fórmula arrojada, com quadros livres, inovou a programação infantil, ainda presa de fórmulas estereotipadas. Ganhou vários prêmios, entre os quais a Medalha de Ouro no Festival de Nova York. O programa era dedicado a crianças em fase de pré-alfabetização, Rá-Tim-Bum ensinava de forma lúdica noções de higiene pessoal, ecologia, cidadania, Português e Matemática.
Foram um total de 192 episódios que foram reprisados durante muito tempo. 



X-Tudo (1992-2002)




Ensinava receitas muito antes de Ana Maria Braga, 

Gerson (Gerson de Abreu) e o Boneco X (criado e manipulado por Fernando Gomes) traziam informações de forma clara, educativa e muito divertida.

 Mostrando desde ciência até literatura, e essa parte de literatura era a mais marcante, pelo menos para mim, por causa da Sherazade (Raquel Barcha) e o seu tapete mágico.

Gerson (Gerson de Abreu) e o Boneco X (criado e manipulado por Fernando Gomes) traziam informações de forma clara, educativa e muito divertida

Mas o programa ainda tinha várias receitas super fáceis de fazer, confessa vai tenho certeza que você já fez alguma receitinha do X-tudo Hein? além de curiosidades científicas apresentadas com bastante humor.

Pelo seu conteúdo cultural, o programa sempre foi muito vinculado as escolas de maneira geral.

Uma curiosidade interessante é que após sua personagem Sherazade no programa a atriz Raquel Barcha passou a interpreta-la no teatro ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor atriz e espetáculo pela  Associação Paulista dos Críticos da Arte.




Teatro dos Contos de Fadas



Ah como eu adorava essa série, era uma briga em casa para conseguir assistir pois passava no mesmo horário do jornal, e na minha época criança não tinha muita vez não, mas com um charminho aqui e uma promessa de arrumar a bagunça ali eu conseguia assistir.

Não consegui localizar a data exata que ela foi exibida no Brasil pela TV cultura, mas a transmissão original nos EUA foi de 1982 a 1987.

A série americana produzida por Shelley Duvall, conta alguns contos de fadas clássicos em 26 episódios (na verdade 27, mas eu conto mais detalhes depois) com participação de brilhantes atores de hoje em dia

Shelley foi a produtora, narradora e apresentadora da série chegando também a participar de alguns episódios, mas o mais genial da série é que eles não traziam os contos de fadas da maneira que conhecemos através da Disney recheada de finais felizes, não Shelley tentou ir atrás dos contos originais independente se tinham finais felizes ou não (Rapunzel sempre me deixava chocada, afinal eu era uma pequena criança kkkk).

A lista de elenco de atores  famosos é bem grande contando com Robin Willians, Mick Jagger, Susan Sarandon, Leonard Nimoy, James Earl Jones, Carrie Fischer, Billy Crystal, Eric Idle, Howie Mandel, Frank Zappa, Christopher Lee e muitos outros

Uma curiosidade interessante é que a série teve na verdade 27 episódios, mas um nunca foi exibido no Brasil. Esse episódio não foi um conto em particular e sim um especial chamado "Grimm Party" (ou também conhecido como "Greatest Moments") que juntou todos os atores de todos os episódios anteriores em uma festa a fantasia.

Vou deixar para vocês o vídeo de um dos meus episódios favoritos, a Rainha da Neve:




Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997)



Ninooooooooo venha já aqui!! srsr Castelo Rá-Tim-Bum com certeza foi um dos programas de maior sucesso da emissora, tanto que esse ano ganhou uma exibição no MIS para lá de especial que esta sendo sucesso de bilheteria.

Mas enquanto isso no lustre do castelo... Nino um garoto de 300 anos que vive com seu tio, Dr Victor, um feiticeiro e cientista e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moram num castelo no meio da cidade de São Paulo.

Nino nunca frequentou uma escola, por cauda da idade nada comum. Seus pais o deixaram morando com Victor e Morgana porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos, mas apesar de ter amigos animais e sobrenaturais no Castelo, Nino sentindo falta de amigos como ele, resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças (Biba, Pedro e Zeca)

Pronto, livre da solidão, Nino recebe a visita dos três amigos diariamente, além das visitas especiais de um velho amigo seu, o entregador de pizza Bongô, da charmosa repórter Penélope, da lenda folclórica Caipora e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr Abobrinha, que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares.

Pronto, esta feito o enredo que nos marcou até hoje, mas uma curiosidade que eu tenho certeza que você ou não sabe ou não lembra é que é possível JOGAR Castelo Rá-Tim-Bum srsr isso mesmo, em 1997 a Tectoy lançou o jogo do Castelo para Master System, se você ainda tiver o console por ai vale a pena dar uma conferida.

O Mundo de Beakman (1997-2005)



Com a ajuda dos personagens Lester (um rato) e Liza, o cientista Beakman encantou crianças e adolescentes ao explicar fatos científicos de maneira engraçada e dinâmica.

No programa Beakman lia as cartas de "telespectadores" fictícios e a partir dai começava o gancho para a realização de experiências que Beakman ensinava como reproduzi-las em casa. Ocasionalmente interpretava cientistas já falecidos, como Albert Einstein, Isaac Newton, Bernoulli, Alexander Graham Bell e Benjamin Franklin.

Tratava-se de um programa de ciências, e a primeira vista parece meio estranho, com cenários coloridos, efeitos sonoros e muitas experiências visuais. Mas não é estritamente um programa infantil, ao invés disso é uma é uma avançada esperiência em termos de informação.

O mundo de Beakman é uma grande revolução no modo de fazer programas científicos, e até mesmo programas infantis. Digamos que é o programa infantil mais adulto da TV


O Mundo da Lua (1991-1992)



Alô! Alô! planeta terra chamando...

Quem nunca acompanhou pelo menos um episódio do pequeno menino com uma grande imaginação Lucas Silva e Silva diretamente do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer?

Sua exibição original ia ao ar aos domingos, porém, ainda em 1991 o seriado passou a ser transmitido também durante a semana, reprisando episódios exibidos do programa. A transmissão do seriado perdurou por vários anos na TV cultura sendo um campeão de sucesso e audiência da emissora nos anos 90

A trama abordava o universo imaginário de Lucas, que após ganhar um gravador do seu avô Orlando, começa a visualizar as situações em uma realidade paralela, a série tratou muitos temas sociais e no final Lucas sempre aprendia alguma lição importante

A série teve 52 episódios e a casa onde foi gravada ainda existe, ela fica na Rua Zapara 97 no bairro de Pinheiros.

Vou deixar um episódio para matar a saudades!



Bom pessoal deu para relembrar muita coisa né, claro que a TV cultura teve muitos outros programas bem legais, mas isso eu deixo para vocês me contarem, e então qual era o programa preferido de vocês?

Abraçõs e até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário